quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sobre este blog

Qual o objetivo deste blog?

       Este blog nasceu com a intenção inicial de divulgar e compartilhar links, vídeos, estatísticas sobre trânsito para uma palestra em uma escola de Porto Alegre/RS. Este espaço será mantido, e atualizado para que você possa acompanhar números, ações e diversas informações acerca do tema educação no trânsito.

Justificativa do tema
     A violência no trânsito é uma das principais causas de mortes no Brasil. Segundo a UNESCO e DENATRAN, cerca de 42.000 pessoas morrem ao ano em nosso país. A maioria, jovens com idade entre 16 e 29 anos e, de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 3 mil crianças morrem anualmente e outras cerca de 70 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes de trânsito. Em média, metade dessas crianças estavam na condição de pedestre quando se acidentou. Quase 90% desses acidentes poderiam ser evitados com atitudes preventivas, tais como: inclusão do tema trânsito no currículo escolar e ações educativas.

     Assim como a UNESCO e a ONU, consideramos o tema educação no trânsito primordial para o processo de construção de uma nova Cultura da Paz. E é por intermédio de ações de conscientização, que pretendemos uma mudança de comportamento, valorizando atitudes responsáveis e a preservação da VIDA. 
       Sendo assim, este espaço busca viabilizar a divulgação  do conhecimento teórico/prático preconizando ações educativas no trânsito, dentro e fora do espaço escolar, voltado a todas as pessoas de todas as idades, pois a vida é uma só.

(texto extraído e adaptado da Capacitação para Multiplicadores de Educação para o Trânsito da ASSET da EPTC)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Nunca deixe um motorista alcoolizado dirigir seu carro. mesmo que esse motorista seja você.

Nunca deixe um motorista alcoolizado dirigir seu carro. mesmo que esse motorista seja você.




      Bar Aurora & Boteco Ferraz produziram este vídeo chamado 'Drunk Valet' . Para conscientizar as pessoas sobre o problema de álcool e direção, fizemos um teste. Colocamos um manobrista diferente para estacionar o carro de nossos clientes, um manobrista bêbado. Então, quando as pessoas se recusavam a dar as chaves, a mensagem era entregue no ticket: NUNCA DEIXE UM MOTORISTA ALCOOLIZADO DIRIGIR SEU CARRO. MESMO QUE ESSE MOTORISTA SEJA VOCÊ.

Vídeo do Pateta no trânsito nos anos 50

Este é um vídeo produzido na década de 50 demonstrando como o ser humano se transforma ao entrar em um automóvel.