quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sobre este blog

Qual o objetivo deste blog?

       Este blog nasceu com a intenção inicial de divulgar e compartilhar links, vídeos, estatísticas sobre trânsito para uma palestra em uma escola de Porto Alegre/RS. Este espaço será mantido, e atualizado para que você possa acompanhar números, ações e diversas informações acerca do tema educação no trânsito.

Justificativa do tema
     A violência no trânsito é uma das principais causas de mortes no Brasil. Segundo a UNESCO e DENATRAN, cerca de 42.000 pessoas morrem ao ano em nosso país. A maioria, jovens com idade entre 16 e 29 anos e, de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 3 mil crianças morrem anualmente e outras cerca de 70 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes de trânsito. Em média, metade dessas crianças estavam na condição de pedestre quando se acidentou. Quase 90% desses acidentes poderiam ser evitados com atitudes preventivas, tais como: inclusão do tema trânsito no currículo escolar e ações educativas.

     Assim como a UNESCO e a ONU, consideramos o tema educação no trânsito primordial para o processo de construção de uma nova Cultura da Paz. E é por intermédio de ações de conscientização, que pretendemos uma mudança de comportamento, valorizando atitudes responsáveis e a preservação da VIDA. 
       Sendo assim, este espaço busca viabilizar a divulgação  do conhecimento teórico/prático preconizando ações educativas no trânsito, dentro e fora do espaço escolar, voltado a todas as pessoas de todas as idades, pois a vida é uma só.

(texto extraído e adaptado da Capacitação para Multiplicadores de Educação para o Trânsito da ASSET da EPTC)

Um comentário: