quinta-feira, 7 de julho de 2011

Educação de trânsito, um direito e dever de todos

Educação é um assunto um tanto controverso no Brasil.
Todos sabemos que ela é a base para se resolver muitos problemas, mas parece que esquecemos que requer investimento para não ser uma instituição falida.
Gostaria inicialmente de citar um pequeno trecho do Código de Trânsito Brasileiro (Link CTB)


CAPÍTULO VI
DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
        Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
        § 1º É obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.
        § 2º Os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN.

==


Sendo assim gostaria de comentar alguns números da cidade de Porto Alegre.
Hoje a Empresa Pública de Transportes de Porto Alegre (EPTC) conta com aproximadamente 500 agentes de trânsito, que na sua essência fazem autuações a motoristas infratores. Na mesma empresa, temos aproximadamente 15 agentes especificamente dedicados a função de educação que por sinal fazem um belo trabalho, mas que deveria ter mais prestígio e reconhecimento da população que na maioria desconhece o trabalho deste setor. Algumas das ações desenvolvidas pela Assessoria de Educação para o Trânsito (Asset) podem ser conhecidos através deste link e do blog deles.


Portanto acho que é um direito do cidadão cobrar de seus governantes mais investimento neste setor que na minha visão deve vir em primeiro lugar para evitar que se gere vítimas e mais vítimas no trânsito portoalegrense. Em contrapartida é um DEVER também que o cidadão faça sua parte aprimorando seus conhecimentos acerca do trânsito e buscando assim uma convivência mais pacífica e respeitosa nas ruas. Afinal de contas todos nós fazemos o trânsito, não vale só reclamar, SEJA UM PROTAGONISTA DE UM TRÂNSITO SEGURO.


Trânsito seguro não acontece por acidente:


O trânsito só muda quando a gente muda: Pare, Pense, Mude


Nenhum comentário:

Postar um comentário